Acerca

quem somos

LSRE-LCM é uma Unidade de Investigação e Desenvolvimento (I&D) líder nacional em Engenharia Química com reconhecimento internacional em várias áreas. As suas atividades têm tido forte impacto no desenvolvimento do sistema científico e tecnológico, através da sua extensa produção científica, e da transferência de tecnologia para o setor industrial, refletida na criação de spin-offs e contratos com a indústria.

O LSRE-LCM é uma parceria entre o LSRE – Laboratório de Processos de Separação e Reação e o LCM – Laboratório de Catálise e Materiais. Esta parceria obteve o estatuto de Laboratório Associado em dezembro de 2004 e tem como localização principal, o Departamento de Engenharia Química na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Desde janeiro de 2011, o LSRE-LCM tem um Polo no Politécnico de Leiria, unidade I&D que pretende reforçar o apoio científico dos seus membros e contribuir para o desenvolvimento da região centro de Portugal na área da Engenharia dos Processos Químicos e Ambiente.

missão

A missão do LSRE-LCM é contribuir para o desenvolvimento do conhecimento científico e tecnológico da Engenharia Química nas áreas de Processos de Separação e Reação, Engenharia do Produto, Catálise e Materiais de Carbono, Termodinâmica e Engenharia do Ambiente. A atividade do LSRE-LCM abrange vários níveis de conhecimento, desde a investigação fundamental até ao desenvolvimento de produtos e processos industriais sustentáveis e a formação de investigadores e técnicos de elevada competência, através de programas de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento.

visão

A necessidade de promover nos próximos anos um modelo de desenvolvimento económico regional, tendo em consideração as diretivas da União Europeia na área da Engenharia Química e do Ambiente (Energia, Alterações Climáticas, Tecnologias Ambientais e Industriais), requer o desenvolvimento e instalação de um conjunto de soluções tecnologicamente inovadoras. Uma visão abrangente para a década de 20-30, como forma de delinear estratégias, deverá permitir captar oportunidades emergentes dos desafios do Plano de Recuperação e Resiliência, suportado por três dimensões estruturantes: a Resiliência, a Transição Climática e a Transição Digital.

Neste contexto, o LSRE-LCM, nomeadamente o polo do Politécnico de Leiria, pretende contribuir para o avanço científico e tecnológico que conduza a processos e produtos eficientes e sustentáveis, orientados para a transferência de tecnologia para a indústria, agroindústria e agricultura. São ainda prioridades: prestação de serviços de investigação e desenvolvimento, formação, consultadoria em áreas estratégicas e apoio a iniciativas de formação avançada de recursos humanos ao nível de doutoramento e mestrado. Para além disso, pretende envolver o tecido empresarial em iniciativas colaborativas que promovam a abordagem de temáticas atuais e estruturantes, nas áreas da economia circular, sustentabilidade, reutilização de resíduos e sistemas de produção alimentar sustentável.

Laboratórios

Adicione aqui o texto do seu título

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Adicione aqui o texto do seu título

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Adicione aqui o texto do seu título

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.