Daniela C. Vaz é licenciada em Bioquímica pela Universidade de Coimbra. Em 1996 integrou o Centro de Neurociências de Coimbra (CNC), onde desenvolveu a dissertação de mestrado em Biologia Celular, em colaboração com o Biozentrüm, Universidade de Würzburg, Alemanha. Integra desde 2001 o Centro de Química de Coimbra (CQC), onde desenvolveu os seus trabalhos de Doutoramento em Química Biológica, em colaboração com o Oxford Centre for Molecular Sciences (OCMS), Universidade de Oxford, Reino Unido. Integra desde 2008 a Escola Superior de Saúde de Leiria, onde leciona Química, Biomateriais, Bioquímica e Biofísica. É membro da Sociedade Portuguesa de Bioquímica (SPB), Sociedade Portuguesa de Biofísica (SPBiof) e da Associação Nacional de Bioquímicos (ANBIOQ), associação que presidiu de 2008 a 2014. É investigadora do LSRE-LCM-IPLeiria, autora de várias publicações científicas e participa em diversos projetos nacionais e internacionais.
Química de polímeros e biomateriais
Estrutura e estabilidade de proteínas
Agregação de proteínas e estruturas amiloides
Ricardo Lagoa estudou Bioquímica na Universidade de Coimbra (Portugal) e completou o Doutoramento em Biotecnologia e Investigação Biomédica na Universidade da Extremadura (Espanha) em 2011. Desenvolve investigação na ESTG-Instituto Politécnico de Leiria, em colaboração com outros centros de I&D nacionais e ligado a equipas internacionais.
Reatores biológicos
Bioquímica
Tiago da Cunha Tomé Parracho é licenciado em Análises Clínicas e Saúde Pública (2008) pela Escola Superior de Saúde Egas Moniz (ESSEM) e também Mestre em Biologia Molecular em Saúde (2013), pela mesma instituição. Desenvolveu trabalho de investigação no Ciiem – Centro de investigação interdisciplinar Egas Moniz, no âmbito da caracterização química de membranas de vesiculas de nematocistos e seus filamentos, através de métodos histoquímicos, bem como, no âmbito da comparação genética da medusa Catostylus tagi, com outras espécies de cnidários. É estudante de Doutoramento em Ciências da Vida – Biotecnologia, Departamento de Ciências da Vida, Universidade de Coimbra, onde se dedica ao estudo da composição química, propriedades e aplicações benéficas da biodiversidade vegetal autóctone da costa portuguesa. É autor de várias comunicações orais, apresentações poster e de publicações científicas nacionais e internacionais, tendo colaborado com a revista da Associação Portuguesa dos Técnicos de Análises clínicas e Aquário Vasco da Gama, Lisboa, Portugal.
Biodiversidade e genética
Biologia molecular e DNA ribossomal
Antioxidantes e polifenóis
Biofilmes naturais
Neurociências e cancro
Ciência ID: 4619-270D-47E4
Elisa Irene Branquinho Foulquié é licenciada em Química Medicinal (2021), pela Universidade de Coimbra (Departamento de Química, FCTUC). Em 2019 fez estágio de investigação no âmbito do programa Erasmus+ no Departamento de Microbiologia da Universidade de Leuven, (Flandres), Bélgica. É estudante do curso de Mestrado em Bioquímica, Departamento de Ciências da Vida, Universidade de Coimbra, onde se dedica ao estudo de compostos naturais de plantas silvestres, sob o seu tema de tese “Mediterranean plants for Health: Otanthus Maritimus – component analysis and biological properties”.
Química Biológica
Fármacos e princípios ativos de origem natural
Agentes de contraste e técnicas de imagem
Microbiologia