Acerca

quem somos

LSRE-LCM é uma Unidade de Investigação e Desenvolvimento (I&D) líder nacional em Engenharia Química com reconhecimento internacional em várias áreas. As suas atividades têm tido forte impacto no desenvolvimento do sistema científico e tecnológico, através da sua extensa produção científica, e da transferência de tecnologia para o setor industrial, refletida na criação de spin-offs e contratos com a indústria.

O LSRE-LCM é uma parceria entre o LSRE – Laboratório de Processos de Separação e Reação e o LCM – Laboratório de Catálise e Materiais. Esta parceria obteve o estatuto de Laboratório Associado em dezembro de 2004 e tem como localização principal, o Departamento de Engenharia Química na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Desde janeiro de 2011, o LSRE-LCM tem um Polo no Politécnico de Leiria, unidade I&D que pretende reforçar o apoio científico dos seus membros e contribuir para o desenvolvimento da região centro de Portugal na área da Engenharia dos Processos Químicos e Ambiente.

missão

A missão do LSRE-LCM é contribuir para o desenvolvimento do conhecimento científico e tecnológico da Engenharia Química nas áreas de Processos de Separação e Reação, Engenharia do Produto, Catálise e Materiais de Carbono, Termodinâmica e Engenharia do Ambiente. A atividade do LSRE-LCM abrange vários níveis de conhecimento, desde a investigação fundamental até ao desenvolvimento de produtos e processos industriais sustentáveis e a formação de investigadores e técnicos de elevada competência, através de programas de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento.

visão

A necessidade de promover nos próximos anos um modelo de desenvolvimento económico regional, tendo em consideração as diretivas da União Europeia na área da Engenharia Química e do Ambiente (Energia, Alterações Climáticas, Tecnologias Ambientais e Industriais), requer o desenvolvimento e instalação de um conjunto de soluções tecnologicamente inovadoras. Uma visão abrangente para a década de 20-30, como forma de delinear estratégias, deverá permitir captar oportunidades emergentes dos desafios do Plano de Recuperação e Resiliência, suportado por três dimensões estruturantes: a Resiliência, a Transição Climática e a Transição Digital.

Neste contexto, o LSRE-LCM, nomeadamente o polo do Politécnico de Leiria, pretende contribuir para o avanço científico e tecnológico que conduza a processos e produtos eficientes e sustentáveis, orientados para a transferência de tecnologia para a indústria, agroindústria e agricultura. São ainda prioridades: prestação de serviços de investigação e desenvolvimento, formação, consultadoria em áreas estratégicas e apoio a iniciativas de formação avançada de recursos humanos ao nível de doutoramento e mestrado. Para além disso, pretende envolver o tecido empresarial em iniciativas colaborativas que promovam a abordagem de temáticas atuais e estruturantes, nas áreas da economia circular, sustentabilidade, reutilização de resíduos e sistemas de produção alimentar sustentável.

Laboratórios

LSMI - Laboratório de Sistemas Multitróficos Integrados

O Laboratório de Sistemas Multitróficos Integrados é uma estufa de investigação de sistemas de produção que promovem o uso eficiente de recursos naturais, com o foco em sustentabilidade ecológica, económica e social. 

Objetivos do laboratório:

  • desenvolver sistemas de produção sustentáveis, como a aquaponia;
  • integrar organismos de diferentes níveis tróficos em sinergia tais como plantas, animais e microrganismos;
  • estudar as interações tróficas entre organismos, tendo em vista a otimização e o reaproveitamento de nutrientes assim como a minimização de impactos ambientais;
  • testar modelos de economia circular aplicados ao agronegócio e à produção de alimentos, replicáveis em comunidades rurais e urbanas;
  • produzir evidências científicas que contribuam para o desenvolvimento e scale-up de práticas produtivas alternativas e sustentáveis.

 

Responsável: Fernando Sebastião

LAI - Laboratório de Análise Instrumental

O Laboratório de Análise Instrumental é um espaço especializado dedicado à caracterização e quantificação de substâncias por meio de técnicas analíticas avançadas, que utilizam instrumentos de alta precisão. O laboratório desempenha um papel crucial no suporte a diversas áreas do conhecimento, como química, bioquímica, ciências e tecnologias do ambiente, entre outras, contribuindo para a investigação científica, o controle de qualidade e a inovação tecnológica.

Objetivos do laboratório:

  • realizar análises qualitativas e quantitativas de amostras com o objetivo de identificar compostos químicos e determinar suas concentrações;
  • monitorizar reações químicas, processos biológicos e industriais, possibilitando o acompanhamento em tempo real e a otimização de processos;
  • apoiar projetos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico em áreas multidisciplinares;
  • garantir a rastreabilidade e reprodutibilidade dos dados analíticos, essenciais para validação de métodos em conformidade com normas internacionais.

 

Principais técnicas utilizadas:

  • espectroscopia molecular (UV-Vis);
  • espectroscopia de absorção atómica (AAS);
  • cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC) e cromatografia líquida acoplada à espectrometria de massas em tandem (LC-MS/MS);
  • métodos de preparação de amostras, incluindo digestão ácida, extração sólido-líquido, entre outros.

 

Responsável: Nelson Oliveira

LBIO - Laboratório de Biociências

O Laboratório de Biociências é dedicado às áreas de conhecimento de Microbiologia, Bioquímica e Biologia Molecular. As atividades desenvolvidas incluem preservação, cultura, observação microscópica e análise quantitativa de microrganismos, análises químicas e bioquímicas.

Objetivos do laboratório:

  • dar apoio a atividades letivas, estágios e projetos curriculares, projetos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico;
  • assegurar o armazenamento e preservação de culturas microbianas;
  • permitir o desenvolvimento microbiano em diversas aplicações, incluindo a biorremediação e ensaios de toxicidade de poluentes;
  • contribuir para a realização de análises bioquímicas e microbiológicas de águas e efluentes, ensaios de remediação de poluentes por bioadsorção e catálise enzimática.

 

Principais técnicas utilizadas:

  • esterilização por calor seco e húmido;
  • cultura microbiana heterotrófica e autotrófica em batch, em ambiente aeróbio e anaeróbio;
  • preparação e observação microscópica de microrganismos (microscópios óticos compostos);
  • espectroscopia UV-visível;
  • eletroforese de ácidos nucleicos e proteínas.

 

Responsável: Kirill Ispolnov

LHRHA - Laboratório de Hidráulica e Recursos Hídricos e Ambiente Secção de Tratamento de Águas

Responsável: Helena Sousa