Investigadores

Colaboradores

Cidália Almeida Pereira é licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (2007) e doutorada em Metabolismo – clínica e experimentação pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (2014). É membro da Ordem dos Nutricionistas com cédula profissional 0398N e especialista pela Ordem dos Nutricionistas em Nutrição Clínica. Integra, desde 2023, a Comissão de Ética do Instituto Politécnico de Leiria. Leciona na Escola Superior de Saúde de Leiria desde 2014, ocupando a posição de professora adjunta desde 2020.

Projetos financiados: participa desde 2023 no projeto CERTRA – Development of Value Chains of Traditional Cereals for Sustainable Food in Portugal (PRR-C05-i03-I-000161). Integrou, entre 2022 e 2024 o projeto PNAES OESTE – plano nacional para uma alimentação equilibrada e sustentável do Oeste (PDR2020-2024-086600) e entre 2017 e 2019 o projeto Help2Care: Support Self-Care for Users and Caregivers (SAICT-POL/23762/2016, FCT/02SAICT-POL/23662/2016).

Tem publicado desde 2012 artigos científicos em revistas internacionais com revisão por pares, capítulos de livro e participado em eventos científicos nacionais e internacionais, na área da dietética e nutrição.

Nutrição
Metabolismo
Síndrome metabólica
Águas minerais naturais

Ciência ID: AC15-8934-CC03

Cidália Daniela Dionísio De Almeida Pereira
Daniela Maria Barroso de Moura Cipreste Vaz

Daniela C. Vaz é licenciada em Bioquímica pela Universidade de Coimbra. Em 1996 integrou o Centro de Neurociências de Coimbra (CNC), onde desenvolveu a dissertação de mestrado em Biologia Celular, em colaboração com o Biozentrüm, Universidade de Würzburg, Alemanha. Integra desde 2001 o Centro de Química de Coimbra (CQC), onde desenvolveu os seus trabalhos de Doutoramento em Química Biológica, em colaboração com o Oxford Centre for Molecular Sciences (OCMS), Universidade de Oxford, Reino Unido. Integra desde 2008 a Escola Superior de Saúde de Leiria, onde leciona Química, Biomateriais, Bioquímica e Biofísica.

É membro da Sociedade Portuguesa de Bioquímica (SPB), Sociedade Portuguesa de Biofísica (SPBiof) e da Associação Nacional de Bioquímicos (ANBIOQ), associação que presidiu de 2008 a 2014. É investigadora do LSRE-LCM-IPLeiria, autora de várias publicações científicas e participa em diversos projetos nacionais e internacionais.

Química de polímeros e biomateriais
Estrutura e estabilidade de proteínas
Agregação de proteínas e estruturas amiloides

Ricardo Lagoa estudou Bioquímica na Universidade de Coimbra (Portugal) e completou o Doutoramento em Biotecnologia e Investigação Biomédica na Universidade da Extremadura (Espanha) em 2011. Desenvolve investigação na ESTG-Instituto Politécnico de Leiria, em colaboração com outros centros de I&D nacionais e ligado a equipas internacionais.

Reatores biológicos
Bioquímica

Ricardo José Lucas Lagoa
Susana Maria da Silva Agostinho Bernardino

Susana Maria da Silva Agostinho Bernardino, Professora Adjunta na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria, onde leciono desde 2001 e integro o MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e o LSRE-LCM – Universidade do Porto.

Licenciada em Engenharia Química – ramo Biotecnologia (IST, 1995), mestre em Biotecnologia/Engenharia Bioquímica (IST, 2000) e doutora em Biotecnologia (IST, 2010).

Investigação científica centrada na biotecnologia alimentar e marinha, com destaque para o desenvolvimento de bioplásticos e embalagens sustentáveis à base de polissacáridos marinhos, contribuindo para a economia circular e os ODS 9 e 12 . Autora e co-autora de diversos artigos indexados na SCOPUS, capítulos de livros e comunicações em conferências nacionais e internacionais.

Participação em múltiplos projetos de investigação, entre os quais i.FILM, Point4Pac,  MEDACORNET, S4Agro, SmartBioR, InovMineral, Agenda Mobilizadora Sustainable Stone, focados na valorização de recursos biológicos e inovação alimentar.

Orientação de várias dissertações de mestrado e uma tese de doutoramento. Experiência de coordenação e gestão académica (coordenadora de curso e membro de comissões científico-pedagógicas, membro do Conselho Técnico-Científico e Presidente do Conselho Pedagógico).

Atividade de divulgação científica e inovação pedagógica, incluindo prémios por produtos alimentares inovadores e artigos de opinião sobre ciência e sustentabilidade.

Biotecnologia
Sustentabilidade
Aquaponia

Vânia Sofia Santos Ribeiro é Doutorada em Qualidade Alimentar pela Universidade NOVA de Lisboa, grau concluído em 2012, e licenciada em Biociências – Ciências da Nutrição pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. Atualmente exerce funções como Professora Coordenadora na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria, onde leciona diversas unidades curriculares da Licenciatura em Dietética e Nutrição. É investigadora integrada no ciTechCare e colabora com o LSRE-LCM, desenvolvendo investigação multidisciplinar nas áreas da inovação alimentar, das plantas silvestres comestíveis e dos nutracêuticos.

Participa em vários projetos nacionais e internacionais dedicados ao desenvolvimento de novos alimentos e à avaliação dos seus potenciais benefícios para a saúde do consumidor. É autora de várias publicações científicas, incluindo contributos recentes sobre sustentabilidade alimentar, macroalgas e plantas halófitas de valor nutricional e funcional.

0000-

Ciência ID: 46

Vânia Sofia Santos Ribeiro